LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Origem da Festa Junina



 

Existem duas explicações para o termo: Festa Junina.

1.     A primeira explicação é que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho Os primeiros registros das festas juninas datam do século XII em uma região da França, onde era celebrado o mais longo dia do ano, que acontece dia 22 ou dia 23 de junho, e que era chamado de solstícios de verão, que coincidiam com o início das colheitas. Era uma festa pagã.

2.    Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.

No Brasil, recebeu o nome de junina porque acontece no mês de junho. As festas juninas chegaram ao Brasil através dos portugueses, mescladas aos costumes franceses que se incorporaram na Europa, e aqui em nossa terra ela sofreu o processo de aculturamento, tornando-se a alegre festa tão conhecida de todos os brasileiros de norte a sul do país.
 
Elas são na sua essência multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.
A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes portugueses. As roupas 'caipiras' são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir 'caipira' tanto no Brasil como em Portugal.
Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal com as novidades que na época dos descobrimentos os portugueses levavam da Ásia, enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora por exemplo.
 “... Ninguém matava ninguém morria / Nas trincheiras da alegria / O que explodia era o amor." A festa junina é assim mesmo como Moraes Moreira a descreve. Tudo acaba bem. Mas para quem resolve brincar com fogo nem sempre o final é feliz. Saltar fogueiras, driblar busca-pés e soltar balões já estragou a folia de muita gente. A destruição pode ser maior se o balão atingir a mata e provocar incêndios, especialmente em anos de prolongada estiagem como este.
Quando Isabel acendeu a fogueira e hasteou uma bandeirinha para anunciar o nascimento de seu filho, São João, a fogueira era sinal de bom presságio. Hoje, os guardas florestais se inquietam: onde há fogueira, há balões. Por isso, desde 1965, soltar balões é crime previsto pelo Código Florestal. Quem trocar os balões por inofensivas bombinhas e traques merece aquela prenda que está lá no alto do pau-de-sebo.
 
As festas juninas são também um retrato das contribuições culturais de cada povo à cultura brasileira. Para fazer uma festa junina, deve-se cumprir à risca a seguinte receita:
*       Comemore as festas juninas conforme os moldes portugueses, isto é, celebre-as em três devotas prestações: 13 de junho, Santo Antônio; 29 de junho, São Pedro, primeiro papa - a "pedra" em que se fundou a Igreja Católica; e, por fim, 24 de junho, São João Batista, primo de Jesus responsável por seu batismo. Desde o século XIII, a festa de São João portuguesa, chamada "joanina", incluiu os dois outros santos.
*       Adicione uma colher de chá de tradição francesa. As quadrilhas são inspiradas em bailes rurais da França do século XVIII, em cujas coreografias os casais se cumprimentavam e trocavam de pares. Essas danças desembarcaram com a família real portuguesa em 1808. Até hoje, em alguns lugares, as evoluções são orientadas por palavras francesas aportuguesadas: promenade (passeio), changê (trocar), anavam (em frente), anarriê (para trás).
*       Para dar sabor, o toque final: culinária tipicamente indígena, com comidas feitas à base de milho - espigas cozidas, pamonha, canjica e bolo de fubá -, mandioca e coco. 


 Informações retiradas dos sites abaixo:


5 comentários:

  1. A Escola Municipal iv Centenário vate festa de junina e todas as festa e muito boa eu gostei muito e vou de novo Kelly e thais

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que vai ser muito legal a festa Junina da nossa escola...


    Juliana Henrique

    ResponderExcluir
  3. Eu quero que a festa junina seja muito divertido para todos nos!!!


    Thifany

    ResponderExcluir
  4. As festas juninas da escola municipal iv centenario são muito devertida e muito legal thais e kelly

    ResponderExcluir
  5. Paulo Victor e Rikelme Turma :1402


    festa junina é muito legal porque
    luiz gonzales que ja faleceu completaria 100 anos de nascimento .

    ResponderExcluir